-
Arquitetos: Raulino Silva Arquitecto
- Área: 448 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: Enor, FLOS, Foscarini, HAY, Hyline, JUNG, Pando, Porcelanosa Grupo, Ribsol, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Aldoar está inserida no loteamento do Monte da Ervilha, junto à Foz do Douro na cidade do Porto. O terreno urbano, longo e estreito, permite a construção de uma cave, dois pisos e um recuado.
Na fachada principal temos um pequeno jardim e a entrada pedonal da casa. Na lateral voltada a Norte, desenvolve-se uma rampa de acesso à garagem em cave e na zona posterior a piscina com uma área de estar exterior protegida por um grande pórtico de ensombramento.
No piso da cave temos a garagem, a lavandaria, a casa das máquinas e um quarto para as visitas iluminado por um pátio. No piso térreo temos a cozinha voltada para a rua e a sala voltada para a da piscina. Na zona central da casa temos as escadas, o elevador e um pequeno sanitário.
No piso superior, temos três suites, as duas mais pequenas para Nascente e a principal com um quarto de vestir para Poente. No piso recuado, temos uma outra suite e o escritório na zona posterior aberto para um grande terraço.
Nos espaços interiores brancos com a carpintaria lacada a alto brilho, sobressai-se o soalho de pinho maciço nos pavimentos e no ripado das escadas. O mármore branco é utilizado nos quartos de banho, nos pátios e na lavandaria, permitindo também desenhar os lavatórios e o recuperador de calor com o apoio da televisão.